Polimento de Betão

CONTACTOS

UMA SOLUÇÃO ESTÉTICA E PRÁTICA PARA PISOS EM BETÃO

O polimento de betão é a transformação de um normal piso em betão num pavimento de uma beleza única, brilhante, anti-manchas, antiderrapante, que não forma sujidade, e, ao mesmo tempo, fácil de manter e económico. Todos estes resultados passam por remover a parte superior do betão, expondo os agregados que o compõem.

Porquê polir o betão?

  • O tempo de vida de um piso em betão ultrapassa, praticamente, o da maior parte dos sistemas de pavimento, sendo já uma escolha comum para lojas, armazéns, fábricas, restaurantes, escolas, hospitais, escritórios, etc.
  • Resistente ao uso de maquinaria pesada, trabalho com empilhadores e pesado tráfico pedonal.
  • O betão polido é fácil de limpar e manter, não sendo necessário usar químicos ou ceras na sua manutenção.
  • Pavimentos em betão polido mantêm a resistência que tinham antes do polimento, sendo até 40% mais antiderrapantes que pavimentos em madeira, linóleo ou pedra.
  • A alta reflexão de luz do betão polido é um importante ponto estético, principalmente em escritórios, hotéis, restaurantes, etc. Passando uma imagem de limpeza e profissionalismo.
  • Após terminado o trabalho de polimento, o pavimento pode ser imediatamente usado.

Densificação de betão

A densificação é um dos aspetos mais importantes do polimento. É um processo químico induzido que produz um crescimento permanente de cristais inorgânicos nos poros superficiais do pavimento, resultando numa superfície de desgaste mais densa, mais resistente e com maior tempo de vida útil.

Os efeitos alcançados são permanentes desde que usado um revestimento que não se desgaste com o tempo. Se assim for, o pavimento obtém uma aparência de mármore brilhante devido aos cristais existentes dentro dos poros, que dificultam a penetração de contaminantes como óleo, água e outras substâncias. Ao vedar os sais do betão, consegue-se um betão imune a poeiras e muito mais fácil de limpar.

Resumo do sistema de Polimento de Betão executado pela Epicentro

Etapas fundamentais para que cada obra seja perfeita

  • 1º PASSO

Despolimento do pavimento com diamantes de resistência industrial. A retificação remove as imperfeições, marcas e arranhões ao remover a camada superficial do pavimento e expondo o betão original no processo. O despolimento pode ser ligeiro ou profundo, dependendo do nível desejado de agregado exposto. Um agregado colorido, vidro reciclado ou outro material decorativo de um novo piso conforme a opção pretendida de superfície a ser exposta durante o processo de despolimento.

  • 2º PASSO

Densificar o chão com o silicato de lítio. O densificador penetra no betão poroso e reage quimicamente para endurecer e adensar o pavimento, preenchendo poros e criando uma superfície mais impermeável. A densificação é fundamental para os benefícios a longo prazo do betão polido.

  • 3º PASSO

Polimento do piso com grãos de diamante progressivamente mais finos. Este procedimento de polimento é o que produz o brilho do piso. Um piso pode ser polido para um acabamento de brilho residual, semi-acetinado, acetinado ou alto brilho. A adição de cor ou material polvilhado permite possibilidades ilimitadas no design.

Todos os benefícios do betão polido

O betão é duro, certo? Então, por que é necessário o sistema de polimento?

O piso de betão no seu estado natural é um produto poroso que é suscetível à eflorescência, fragmentação e poeira. Não fornece por si só um acabamento estético, nem tem uma manutenção fácil. Este é um processo desenvolvido através da ciência e da arte que converte o piso de betão inestético num produto forte, sinonimo de longevidade e beleza.

Aqui ficam todos os benefícios do polimento de betão:

O silicato de lítio bloqueia química e mecanicamente os poros na superfície do piso de betão. Este processo de densificação ajuda a inibir a penetração de água, óleos e outros contaminantes.

O processo de adensamento reduz drasticamente os custos de manutenção, mantendo equipamentos, máquinas e produtos acabados fabricados livres de poeira do pavimento.

Um piso densificado aumenta a resistência à abrasão comparado ao piso normal em até 400%. Como tratamento de superfície de betão, o polimento proporciona o maior aumento de resistência na superfície do piso e permite uma resistência uniforme à abrasão inigualável.

Testes independentes provaram que o sistema de polimento de betão e o tratamento com silicato de lítio aumenta a resistência ao impacto de um piso em até 21%.

Os pisos de betão polido levam um silicato de sódio modificado que reage com o hidróxido de cálcio no componente de cimento do betão. Ao utilizar o sistema de alojamento, os clientes estão levando materiais naturais e seguros para aumentar a resistência de seus pisos de concreto.

O polimento de betão tem o mais baixo custo por ciclo de vida m2 de revestimento de pavimentos ou revestimento. Isso economiza dinheiro tanto na instalação inicial, quanto nos custos futuros de manutenção e mão de obra.  Em vez de cobrir o chão com vários revestimentos para ocultar os problemas inerentes do betão, nossos aplicadores certificados criam pisos polidos para durar uma vida inteira. Através do uso de despolimento e polimento, em conjunto com produtos especialmente formulados, não há necessidade de secantes tópicos.

Ao criar uma superfície lisa e sem poeira, a manutenção é reduzida drasticamente e as marcas de pneus são completamente eliminadas. Muitas empresas em todo o mundo tiveram seus custos de manutenção de mão-de-obra e produtos de limpeza reduzidos.

Precisa da nossa ajuda para um projeto de Polimento de Betão?