Blogue

Os sistemas compósitos de isolamento térmico pelo exterior geralmente não são desmontados antes de decorridos 20 ou 30 anos após a aplicação.

Um dos últimos estudos do Instituto Fraunhofer de Física das Construções, que controla regularmente o ciclo de vida de fachadas insufladas monitorizando os efeitos do envelhecimento, demonstrou que 30 anos depois da instalação do Sistema ETICS, nenhuma das fachadas inspecionadas apresentava problemas.

O Instituto concluiu que “os danos em fachadas provocados pelo desacoplamento de isolamento ocorrem com menos frequência do que os verificados em alvenaria convencional com pintura”. Adicionalmente, a pintura tem uma manutenção significativamente mais exigente.

 

APLICAÇÃO EM CASAS MAL ISOLADAS

O ciclo de vida de um sistema composto de isolamento térmico pelo exterior pode ser estendido através da sua duplicação. Com este processo recuperam-se casas insuficientemente isoladas, segundo os padrões atuais, sem que seja necessário remover isolamento antigo.

A aplicação do novo isolamento diretamente na fachada existente permite aproveitar os benefícios do sistema anterior e economizar tempo e recursos, evitando demolições. Assim, devido aos cada vez mais exigentes requisitos energéticos, o sistema de duplicação é normalmente a solução mais adequada quando existe um sistema de isolamento previamente instalado.

O sistema de duplicação está aprovado para sistemas com EPS, lã mineral ou lamelas de lã mineral, embora com espessuras máximas limitadas: EPS para EPS deve ter no máximo 300mm de espessura e EPS para lã mineral não mais do que 200 milímetros. Os mesmos valores aplicam-se a mineral para mineral ou mineral para sistemas de isolamento orgânicos. Quase todos os sistemas de isolamento STO estão aprovados para a duplicação

 

RESÍDUOS DE EPS IRRELEVANTES

Os resíduos de EPS formados durante a aplicação de um novo sistema compósito de isolamento podem ser recolhidos e devolvidos ao fabricante para reciclagem. Os resíduos provenientes de demolições são vestigiais, cerca de 0.1% dos sistemas de isolamento recém-instalados.

Deixe uma resposta